Notícias

Sua fonte de informação sobre o desenvolvimento local

Moda com estratégia: a importância do comércio varejista na Fomenta 2025

Episódio reuniu empreendedoras que transformaram marcas em inspiração, impulsionadas pela união entre digital e presencial

A moda revela seu poder transformador quando combina criatividade e visão estratégica: sobre esse potencial que o Podcast Fomenta abordou no 10 de julho (quinta), e dedicou seu episódio ao tema ”Comércio e Serviços: fomentando a economia com criatividade e inovação”. Contou com a presença das empreendedoras valencianas Carol Mendonça (Inovar), Beatriz Ribeiro (Use Angela Ribeiro) e Juliana Xisto (Dona Onça), para uma conversa sobre como suas marcas consolidaram-se como agentes de serviço, cultura e imagem digital na região e, até mesmo, no país.

A novidade deste ano foi a união entre a Feira de Negócios – Fomenta com a ACIVA Liquida Show que, com isso, dobrou a expectativa de público para mais de 20 mil pessoas, é o que conta no podcast o mediador do bate papo, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIVA), Leandro Raider.

Carol compartilhou como transformou uma mala repleta de roupas em uma marca consolidada no e-commerce nacional, agregando valor ao comércio valencianol. Bia contou sobre a evolução da Use Angela Ribeiro ao lado de sua mãe, que leva o nome da marca, destacando a jornada de empreendedorismo que atravessou gerações. Juliana relatou sua decisão de empreender em moda, impulsionada por suas vivências e pela identificação de falta de opções acessíveis em Valença, resultando na criação da Dona Onça.

Reforçaram o objetivo de manter sua presença digital ativa, intensificando-a durante a Fomenta com o objetivo de ampliar a visibilidade de suas marcas. Ressaltaram ainda que, com a proximidade da Festa da Glória, período em que normalmente há uma queda nas vendas, a participação na Fomenta representa uma excelente oportunidade para reaquecer o comércio.

Moda como serviço

As empreendedoras enfatizam que suas marcas vão além do produto: valorizam a experiência do cliente, presença digital estratégica e atendimento acolhedor. Discutiram os desafios inerentes ao interior, como fidelizar clientes e manter relevância online. “É muito mais difícil conquistar novos clientes do que manter os bons”, comentou Beatriz, destacando a necessidade de valorizar o consumidor em todas as fases da jornada.

Concordaram ainda que o modelo híbrido evoluiu, alcançando novos públicos. Carol acrescentou que a colaboração entre marcas é fundamental: “Tem espaço para todo mundo, e cada loja tem seu público e seu estilo de roupa”, e ressalta que o modelo híbrido tem ajudado a conquistar público de novas faixas etárias.

O futuro do comércio

As convidadas projetaram um cenário em que a inteligência artificial e a personalização digital caminharão lado a lado com o atendimento humanizado. A experiência do cliente será fundamental, mesmo em ambientes online. Juliana reforçou: “Tenha foco e resiliência. O início nunca é difícil, mas você não pode desistir do seu sonho”, Juliana deixa essa dica para todos que desejam empreender, principalmente na moda.

O episódio culminou em uma reflexão coletiva sobre o legado que desejam deixar para Valença: marcas com identidade, conexão cultural e impacto socioeconômico. Elas vislumbram que a Fomenta continue fortalecendo laços entre moda e empreendedorismo feminino, contribuindo para consolidar Valença como polo criativo regional até 2030.

Podcast Fomenta

O Podcast Fomenta integrou a programação prévia da Fomenta 2025, diariamente, durante todo o mês de julho e também com a cobertura completa da Feira. Foi transmitido ao vivo pelo canal oficial no YouTube (@acivarj), trazendo como convidados expositores e apoiadores do evento, de todos os eixos, falando sobre temas importantes para quem acredita que o desenvolvimento começa com diálogo, ação e visão coletiva.

SERVIÇO:

FOMENTA – Feira de Negócios 2025 Realização: ACIVA e FAA

Patrocinadores: Norte Madeira, Venturão Supermercados, Unimed Marquês de Valença e Sebrae-RJ Apoio Institucional: Governo do Estado do Rio de Janeiro, TurisRIo, Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Valença, Secretaria Municipal de Turismo de Valença, Firjan Senai/Sesi e FACERJ

Data: De 23 a 26 de julho de 2025 Local: Campus do UNIFAA – Valença (RJ) Entrada gratuita

Mais informações e credenciamento em breve no site oficial da Fomenta Produtor: Leonardo Pançardes – (24) 988224986

Assessora de Imprensa: Marcela Giesta – Instagram: @marcelagiesta

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Pesquisar notícias

Últimas notícias

Fomenta 2025 impulsiona o Turismo, valorizando a identidade e o potencial histórico da região
Fomenta e Firjan: desenvolvimento e inovação para Valença
ACIVA Liquida Show na Fomenta 2025
Balcão de Empregos Fomenta: aquecendo a produtividade e a economia

Faça parte da ACIVA

Categorias